Zika. O que precisa de saber!

Captura de ecrã 2016-02-01, às 11.01.44

Zika, o que precisa saber!

Este vírus manifesta-se através de febre, dor nas articulações e músculos, além de conjuntivite e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da
Dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.

O Zika não se propaga entre humanos. A única forma de contrair esta doença é através da picada de mosquitos infectados. No entanto, se um mosquito que picar uma pessoa com o vírus, este torna-se automaticamente portador da doença e elemento contagiante.
Apesar dos sintomas serem semelhantes ao Dengue, o Zika não é tão agressivo e os sintomas não são tão fortes e desaparecem entre 4 a 7 dias, no entanto, é importante consultar um médico e fazer um diagnóstico correto.

Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, manifestando-se através de:
Febre, entre 37,8°C e 38,5°C;
Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;
Dor nos músculos do corpo;
Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;
Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;
Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia;
Manchas vermelhas na pele, que se iniciam na face e que se podem espalhar pelo corpo, podendo ser confundidas com sarampo;
Cansaço físico e mental.

Embora com menos frequência, também é possível identificar em alguns pacientes problemas digestivos, dor no abdómen, náuseas, vómitos, diarreia ou prisão de ventre.

Durante a gravidez, é necessário um cuidado especial. O vírus pode ser contraído pelo feto provocando em situações extremas o desenvolvimento de microcefalia.

De uma forma geral, e caso sinta o agravamento deste tipo de sintomas, consulte o seu médico.