CORPO: O SEGREDO DE OUTONO.

CORPO: O SEGREDO DE OUTONO.
Por Marisa Ferreira


Todas as cidades envelhecem de forma diferente e o mesmo acontece com o nosso corpo. Nesta metáfora, a geografia representa os nossos genes; as estradas as artérias; a rede elétrica o circuito do cérebro; os espaços verdes a pele, e descreve a beleza de uma cidade elegante.


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Lá porque as cartas que nos calharam na genética mostram uma predisposição para retenção de líquidos, metabolismos lentos, entre outras tantas chatices, não significa que não possamos mitigar os efeitos desses genes.

De Setembro a Janeiro muitas são as pessoas que decidem iniciar um regime alimentar para perder os excessos de verão. Contudo, emagrecer depois das férias não é fácil. Os dias parecem deixar-nos mais cansados e sem força de vontade, e esta falta de energia pode ser uma verdadeira luta.


EMAGRECER E EM SIMULTÂNEO ESTIMULAR A PROTEÇÃO CELULAR CONTRA OS DANOS OXIDATIVOS.
Não vale o desespero do reflexo no espelho, quando com uma mão cheia de dicas simples e muita disposição, resolve.


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O Segredo
O truque está em ingerir os três macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) no horário certo, nas quantidades certas e combinando-os eficazmente.

Ingestão total de calorias diárias
50% de hidratos de carbono- fundamentais para a nossa performance física e mental, a sua ingestão máxima deve ser feita de manhã, ao pequeno almoço, e ir diminuindo durante o dia.
30% proteínas- essenciais para o equilíbrio do organismo, é fundamental estarem presentes em cada uma das refeições e principalmente ao jantar, já que é à noite que recuperamos.
20% gorduras (1/3 de origem animal, 1/3 de origem vegetal e 1/3 gorduras polinsaturadas, como o azeite).
Assim assegurasse o equilíbrio hormonal em geral.

ORGANIZA AS COMPRAS

No frigorifico:
Laticínios magros
Fiambre de peru
Peixe fresco
Ovos frescos
Vitela
Verduras frescas variadas- brócolos, couve-flor, courgettes, espargos, beringelas...
Frutas frescas variadas- ananás, quiwis, bananas, laranjas...

Na despensa
Pão de mistura ou integral
Frutos secos (nozes, amêndoas ...)
Azeite virgem extra
Proteínas enlatadas como atum ao natural

Vamos lá por o nosso corpo nas 10 melhores cidades para viver
Plano para 3 dias:

Pequeno Almoço
Café com leite sem lactose e um pão integral com compota light
Meio da manhã:
Iogurte magro + 2 tostas de pão
Almoço:
Dourada grelhada+ 1 bata pequena + 1 pratinho de espargos +1 quiwi.
Lanche:
1 pão de mistura + 2 fatias de peito de peru + 3 amêndoas
Jantar:
Salada de espinafres + presunto magro e queijo fresco + consomé de frango + 1 maçã

Pequeno almoço:
Tigela de cereais ricos em fibra e frutas, com leite sem lactose.
Meio da manhã:
1 peça de fruta + 2 fatias de presunto sem gordura+ 2 tostas.
Almoço:
Peito de frango com molho de tomate + 1 tigela de arroz branco+1 salada de alface+ Morangos
Salada de tomate e mozarela + tortilha de atum ao natural

Pequeno almoço:
Iogurte sem lactose com cereais + chá+ salada de frutas.
Meio da manhã:
2 tostas integrais + ½ queijo fresco.
Almoço:
Atum fresco grelhado+ legumes grelhados (beringela, courgette, tomate, espargos...) com azeite e uma batata assada.
Lanche
Sumo de tomate + meio pão de mistura+ 30g de fiambre
Jantar:
Salada de folhas verdes com abacate + omelete de camarão+1 cacho de uvas

Dica:
Uma sopa antes de iniciar o almoço e o jantar sacia. Se sentires fome antes de re deitar, podes fazer uma pequena ceia.
Preparada para o exercício:
R: Não!
Solução: uma caminhada diária de 45 minutos resolve.
Este artigo não dispensa a consulta dos nossos profissionais, consulte-nos para mais informações.