A Diabetes

Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca-a no quarto lugar das principais causas de morte nos países desenvolvidos, atribuindo ao nosso país uma das taxas mais elevadas na Europa: “13 por cento dos portugueses têm diabetes e 27 por cento tem pré-diabetes (condição que precede o aparecimento da diabetes), o que representa 40 por cento da população portuguesa afetada por esta doença.”

Por Marisa Ferreira

Pasted Graphic

diabetes mellitus é uma doença caracterizada por hiperglicemia - excesso de açúcar no sangue, crónica e a existência de níveis relativamente elevados de açúcar pode, por si só, não levar ao aparecimento de sintomas imediatos e, por isso, a pessoa tem a falsa sensação de que está bem.”

Quando se manifesta de forma prolongada, a hiperglicemia pode dever-se à falta de insulina ou a uma resistência do organismo à sua ação. As repercussões na saúde são várias, bem como a gravidade. A hiperglicemia continuada, quando não controlada, pode levar ao aparecimento de complicações em vários órgãos sendo particularmente afetados os olhos, os rins e os nervos, existindo ainda o risco acrescido de
doenças cardiovasculares. A diabetes ainda é a principal causa de doença renal crónica com necessidade de hemodiálise e causa de números significativos de cegueira e amputações.”

Tipos de diabetes

Existem três tipos mais comuns: a diabetes tipo 1, tipo 2 e a diabetes gestacional.

A diabetes tipo 1 surge maioritariamente em crianças e jovens. Deve-se a uma destruição autoimune do pâncreas, ou seja, o organismo produz células que vão atacar o próprio pâncreas com consequente ausência da produção de insulina.

Já a diabetes tipo 2, representa 95% dos casos e afeta sobretudo adultos a partir dos 50 anos.”

A diabetes gestacional, que pode ocorrer durante gravidez e geralmente desaparece após o parto, aumenta o risco de, mais tarde, a mãe e o bebé desenvolverem diabetes tipo 2.

Sinais de alarme

O aparecimento da diabetes tipo 1 é repentino e provoca sintomas como micções frequentes, sede excessiva, muita fome, emagrecimento rápido, sensação de fadiga e dores musculares, náuseas, vómitos ou dores de cabeça.

A diabetes tipo 2 surge devagar e as queixas não serem muito pronunciadas pelo paciente- sede, urinar frequentemente, cansaço, comichão intensa (especialmente na região genital) e, em alguns casos, perda de peso. Em fases tardias, poderão existir complicações como problemas sexuais, mãos e pés dormentes ou com formigueiro ou diminuição da visão.

Na diabetes gestacional, os sintomas podem incluir a necessidade de urinar com mais frequência, muita fome, sede e visão turva.